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Literatura
Rotas de fuga
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Rotas de Fuga é um romance em que a diversidade de vozes narrativas. acrescida de uma linguagem na qual domina uma atmosfera de incertezas e de ambiguidades. justificam o estilo da narração. Tem como protagonista Helena. quem. na pretensão de escrever um romance. sentindo-se traída pela memória. busca auxílio em um narrador que a socorre quando do preenchimento dos seus vazios. Na condição de narradora depara-se com bloqueios que vão se insinuando no enredo e que por vezes a levam a interromper o discurso. Como compensação à precariedade da sua memória recorre aos sonhos (?) — os maiores responsáveis pela citada ambiguidade — por lhe provocarem o despertar de uma memória ficcionada. desvinculada. na maior parte das vezes. da temporalidade. É quando o imaginário fica responsável pelo estado de encantamento em que costumeiramente se refugia. A presença de elementos autobiográficos desperta. em Helena. a memória íntima de um tempo; e é quando realidade e fantasia se confundem. cedendo lugar à imaginação — o que ocorre já no início da narrativa. Uma história que não se fecha onde a protagonista. na pretensão de realizar o sonho há muito acalentado — o de escrever um romance —. é surpreendida por situações que a despertam para o autoconhecimento. Perseguir um sonho. a partir daí. vai sendo suplantado pela necessidade de antes se conhecer — necessidade que não consegue satisfazer. Daí a história não se fechar. transferindo ao leitor parte da responsabilidade por também preencher os vazios com os quais venha a se deparar com a leitura do romance. Um leitor participativo e crítico. portanto. é para quem a narrativa se volta. Um leitor suficientemente esclarecido e capaz de fazer uso da imaginação a fim de dar fechamento ao enredo. E aí está. em parte. a originalidade do livro. bem como sua contemporaneidade. Em síntese. o sonho de escrever um romance talvez não passe de uma camuflagem a ocultar. de Helena. o real motivo que a levou a narrar sua história: o da busca pelo seu papel cósmico. da sua inserção no mundo. No desenrolar da narrativa a protagonista deixa entrever o quanto é difícil escrever um romance.