ComoDoarPublicações

Tempo de leitura: 4 minutos e 40 segundos


COMO DOAR PUBLICAÇÕES

O SisEB recebe doações e realiza a distribuição de materiais bibliográficos impressos ou digitais para bibliotecas de acesso público do Estado de São Paulo.

Esse serviço é viabilizado por doações de editoras, gráficas, livrarias e associações públicas e privadas que contribuem para a divulgação do conhecimento e informação nos municípios paulistas.

Consultas sobre doação de publicações ao SisEB devem ser encaminhadas para:

SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

A / C da área de Programas e Projetos - siseb@spleituras.org


Critérios para recebimento de doações


Como restrição a seguir são imprescindíveis para a formação de coleções atualizadas, com materiais bibliográficos em bom estado e temas de interesse dos usuários das bibliotecas vinculadas ao SisEB.

Os limites de quantidades doadas foram definidos em função da capacidade de armazenamento e distribuição do SisEB, tendo também o objetivo de promover a rotação do estoque para oferecer acervos periodicamente renovados.


Não serão aceitas doações de:


  1. Livros com ortografia anterior à vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, instituído pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008;
  2. Obras de literatura clássica ou contemporânea, publicada antes de 2008;
  3. Livros e outros materiais usados ​​em qualquer estado;
  4. Livros danificados, com manchas, rabiscos, capas danificadas ou com sinal de umidade, fungos e demais pragas que ofereçam risco de contaminação;
  5. Obras didáticas, publicações religiosas e de caráter político-partidário;
  6. Biografias de personalidades públicas ou do mundo empresarial que não tenham notório valor histórico ou literário;
  7. Publicações, contínuas ou em qualquer tipo de suporte, de caráter corporativo ou institucional, tais manuais, catálogos, portfólios, anuários, anais, relatórios, cujo interesse seja restrito a segmentos de mercado, categorias profissionais, associados de entidades, sindicatos, imprensa e organizações públicas e / ou privadas; "e do último item:" Publicações e outros materiais que não atendem aos interesses das bibliotecas do SisEB
  8. Obras que não preenchem os requisitos de qualidade gráfica ou editorial;
  9. Obras que não identifiquem claramente autores ou editores responsáveis;
  10. Obras digitalizadas em mídias obsoletas, tais como VHS, fitas cassete, disquetes e outras;
  11. Periódicos acadêmicos e acervos provenientes de órgãos do Estado que fazem descarte de materiais;
  12. Livros, CDs, DVDs e outros recebidos em grandes quantidades, com baixa demanda e que perderam a atualidade durante o período de estocagem;
  13. Enciclopédias ou qualquer publicação com mais de cinco anos, desatualizadas ou que demandem investimento permanente para ser mantida na coleção;


Procedimentos Gerais

Somente serão recebidas doações após a avaliação de sua adequação aos acervos das bibliotecas integrantes do SisEB, observadas as restrições expressa nos itens 1 a 14.

Para avaliação, o proponente deve enviar um exemplar digital ou indicar links que reproduzam imagens e forneçam as principais características da obra.

Se houver interesse, a SP Leituras e o SisEB confirmarão a quantidade de exemplares a serem recebidos e fornecerá as instruções para entrega.

Até dois dias após a entrega, a SP Leituras emitirá, por e-mail, o recibo especificando a origem, a quantidade doada e os dados do projeto incentivado.


Quantidades

Obras de literatura infantojuvenil, clássica ou contemporânea: até 500 exemplares de cada título.

Obras produzidas com recursos de leis de incentivo (publicações, CDs e DVDs): até no máximo 100 exemplares de cada título, com exceção de projetos de literatura e casos considerados de interesse estratégico da UDBL / SECEC.

Observação: caso a UDBL / SEC atribua valor estratégico à proposta de doação, a SP Leituras / SisEB serão informados por escrito.


Notas fiscais | Classificação fiscal

As notas fiscais devem ser emitidas como remessa em bonificação, doação ou brinde - classificação fiscal 5.910 (dentro do Estado de origem) ou 6.910 (fora do Estado de origem).

O valor unitário deve ser o preço de venda aos distribuidores ou, pelo menos, o preço de custo.

Não serão recebidos materiais com nota fiscal de simples remessa emitida por terceiros, como gráficas, distribuidores ou produtores culturais.


Dados para Emissão:

SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Rua Faustolo, 576, Água Branca, São Paulo, SP, 05041-000

CNPJ: 12.480.948 / 0001-70 l Inscrição Estadual: Isenta | CCM (SP): 4.129.913-2


Local de entrega com agendamento prévio pelo e-mail siseb@spleituras.org

Central de Distribuição de Acervo do SisEB – Rua Cláudio, 100, Água Branca, São Paulo, SP, 05041-000