Gertrudes Altschul (1904-1962) foi uma figura pioneira no contexto da fotografia modernista brasileira. Embora ela seja bastante admirada no meio fotográfico no país. sua obra ainda é conhecida apenas em círculos especializados. tendo sido escassamente publicada e exibida. De origem judaica. a artista migrou em 1939 de sua cidade natal. Berlim. para o Brasil com o marido. fugindo do regime nazista. Radicou-se em São Paulo. onde dividiu seu tempo entre a fotografia e a produção de flores para chapéus em uma fábrica administrada pelo casal. Altschul foi uma das poucas mulheres a fazer parte do conhecido Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) em São Paulo. importante grupo que reunia fotógrafos alinhados com a fotografia modernista no Brasil. Sua produção buscava romper com os princípios clássicos de composição na fotografia por meio de construções geometrizadas. tanto abstratas quanto figurativas. e de experimentações com luz. sombras. linhas. ritmos. planos e processos de revelação e de ampliação fotográfica.\r\n\u003Cp\u003E\r\n\u003C\/p\u003E\u003Cp\u003EEste é o primeiro livro dedicado à obra de Altschul e acompanha a primeira exposição da artista em um museu — o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A publicação reproduz todas as 70 ampliações fotografias vintages conhecidas da artista. explorando seus principais temas: arquitetura moderna brasileira. motivos botânicos e naturezas-mortas. O volume conta com sete textos escritos por especialistas brasileiros e estadunidenses especialmente para esta edição. além de uma seleção de material de arquivo da artista. como folhas de contato. Trata-se de um livro essencial para quem deseja conhecer o trabalho de Gertrudes Altschul. bem como para aqueles que têm interesse em fotografia moderna.\u003C\/p\u003E