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Literatura
Das coisas definitivas
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Em Das coisas definitivas. passado e futuro interligados compõem uma teia narrativa sobre a convoluta história de uma família na São Paulo dos séculos XX e XXI. Julio Dansseto foi uma das vozes mais marcantes na segunda metade do século XX no Brasil. Sua presença mística iluminou a busca de justiça social por décadas. mas. num habilidoso jogo narrativo. seu perfil se define pelos que o cercavam. e o dia de sua morte está no centro dos acontecimentos. De um ponto à frente no tempo. enxergando destinos já cumpridos. o “desconstrutor” aposentado João Robert da Cruz Bamalaris está interessado em desvendar a origem de grandes mudanças no curso da História. que julga terem ocorrido a partir da morte do grande homem público Julio Dansseto. Do já vivido. os episódios que se sucedem. de maneira apenas aparentemente aleatória. guardam insuspeitas relações de causa e efeito. Das coisas definitivas é uma trama polifônica que se ergue sobre a descontrução de uma época e de uma família. de um modo de ser e ver o mundo. Ligadas ao vulto de Dansseto. encontramos aqui as trágicas histórias de Isa. sua esposa. e Nina. sua filha; de Takashi Makaoka. um especialista em sistemas que deseja mudar o mundo; de Natasha e Jéssica. jornalistas recém-formadas interessadas em escrever sobre Sidney. um rapaz que acordou um dia acreditando ser um artista famoso; de Ana Paula. prima da mãe de Sidney e esposa de Roberto Bamalaris. o militar que fez a proteção dos Dansseto nos anos finais da ditadura militar iniciada em 1964. Todos esses personagens compõem uma teia de relações que nunca se encerra por completo. Em meio a dores e alegrias. círculos vão se fechando para outros círculos se abrirem. formando os alicerces duvidosos do que vem a ser a chamada “verdade dos fatos”. O tempo vai e volta. nunca deixando de correr. mesmo que as imagens e sons fiquem aprisionados por séculos nos sistemas de computador.