Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)
Saiba mais.
Generalidades
Na ponta do lápis: Como será o amanhã? (re)descobrir. juntos. os caminhos possíveis.
SKU: 37e
Gratuito
Importante: O produto deverá ser retirado na Central de Distribuição do SisEB
Logo nas primeiras páginas. leitores e leitoras podem ler uma \nentrevista com o escritor e ilustrador Yaguarê Yamã. que fala do \ntrabalho dele com os mais velhos do seu povo e da leitura de autores indígenas nas escolas. Na Página literária. há um texto de sua \nautoria. um dos mitos do povo Maraguá: “A gênese maraguá e a \norigem do mundo”. \nEm Óculos de leitura. no texto “Representações de África em \nO rei Leão: que África é essa?”. a escritora. editora. antropóloga e \npesquisadora Heloisa Pires Lima propõe o “ajuste de foco”. um novo \nolhar para produções culturais que habitam o nosso imaginário. \nA seção Especial conta com o artigo “Itinerários didáticos: um \nnovo caminho para sequenciar atividades de leitura e produção a \npartir de gêneros textuais”. assinado pelo trio: Eliana Merlin Deganutti de Barros. Márcia Cristina Greco Ohuschi e Joaquim Dolz. \nPara aprofundamento e compreensão da discussão apresentada. o \ngrupo elaborou um Itinerário Didático a partir da sequência didática \ndo Caderno Poetas da escola. da Olimpíada de Língua Portuguesa. \nAs seções De olho na prática e Tirando de letra propiciam a \nnecessária e fundamental discussão sobre aulas a distância e cultura \ndigital. Primeiro. no artigo “Do letramento da letra aos letramentos \ndigitais no ensino de Língua Portuguesa”. a professora Jordana \nThadei reflete sobre o papel da escola diante dos contextos digitais \ne propõe algumas atividades que podem ser realizadas com alunos \ne alunas. Depois. no relato “Aulas remotas: um olhar para além da \ntela”. a professora Elizete Vilela de Faria relembra a jornada percorrida nesse período e as mudanças que enxerga tanto na escola e \nnos professores quanto nos estudantes e suas famílias.