Xadrez

Cód: -
    Esgotado
    Avise-me quando chegar

    Descrição

    O xadrez está longe de ser apenas um jogo. A estratégia e a pressão psicológica envolvida nas partidas reproduzem certas reações humanas de forma muito similar às situações que enfrentamos em nosso cotidiano, algo parecido com os textos de ficção na literatura. Luiz Eduardo de Carvalho conseguiu um feito inédito com este livro ao colocar o xadrez como elemento central da narrativa e não apenas uma referência secundária. Recorrendo ao clássico estilo de romance epistolar, o autor aborda duas atividades consideradas hoje como anacrônicas: escrever cartas e jogar xadrez por correspondência, para contar a história de dois homens que, cada um a seu modo, perderam toda esperança em um possível futuro.

    Apesar do conhecimento sobre xadrez não ser um pré-requisito obrigatório para a leitura e compreensão do romance, os iniciados no "jogo dos reis", como é conhecido, certamente aproveitarão mais a experiência porque a partida pode ser acompanhada em detalhes (um lance por capítulo), assim como o estilo e a estratégia de jogo demonstram analogias com o perfil psicológico dos personagens. Os dois enxadristas, Joel Russo e Emanuel Torres, estabelecem contato por iniciativa de uma carta de Emanuel e iniciam a partida que irá se estender por seis anos, de 1977 a 1983, período coincidente com o final dos governos militares que se alternaram no Brasil desde 1964 e o início da transição para a abertura política.

    O carioca Joel é um presidiário que cumpre pena perpétua em Fortaleza pelo duplo assassinato da esposa e amante. Em sua própria definição, ele é: "um sujeito prático, objetivo e resoluto", ou ainda: "um homem de ação e não de crendices e divagações". Na época em que o jogo tem início está conformado com o destino que só tem a lhe oferecer a repetição dos mesmos dias e o difícil exercício de sobrevivência na prisão, ou seja, já não espera por nada. Seu estilo de jogo é arrojado e pouco convencional, trabalha muito bem com o avanço dos peões. No trecho abaixo um trecho da carta em que se apresenta para Emanuel e aceita o desafio.  

    Avaliações dos Clientes

    NENHUMA AVALIAÇÃO. SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

    • Ótimo

      0%

    • Muito bom

      0%

    • Bom

      0%

    • Não gostei

      0%

    • Péssimo

      0%

    Avalie o produto