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Artes
Caravaggio E Seus Seguidores
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Por meio da técnica do chiaroscuro. em que o emprego de luzes e sombras gera impressionante dramaticidade às cenas retratadas. Michelangelo Merisi dito Caravaggio (1571–1610) revolucionou a arte de seu tempo. Apesar da incontestável herança do gênioitaliano para a estética ocidental. jamais houve. na América do Sul. exposição de grande magnitude com as obras do pintor. A mostra Caravaggio e seus seguidores trouxe para as principais capitais da América Latina relevantes obras do mestre e mais dos chamados “Caravaggescos”. os mais importantes seguidores do artista. Evento que integrou a programação do Momento Itália-Brasil 2011-2012. Caravaggio e seus seguidores reuniu obras da Itália. de Malta e da Inglaterra. Além de pertencentes a coleções particulares. as pinturas originaram de três dos mais prestigiados museus estatais italianos – Galleria Borghese (Roma). Palazzo Barberini (Roma) e Galleria degli Uffizi (Florença). Destaque para Medusa Murtola e Ritratto di Cardinale. que saíram da Itália pela primeira vez. A idealização da mostra foi de Rossella Vodret. uma das principais especialistas em Caravaggio na Itália e chefe da Superintendência Especial para o Patrimônio Histórico. Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo Museológico da Cidade de Roma. Na Itália. a curadoria teve participação de Giorgio Leone e. no Brasil. de Fabio Magalhães. Além das obras de Caravaggio. a exposição apresentou pinturas de Artemisia Gentileschi (1593-1653). Bartolomeo Cavarozzi (1587-1625). Giovanni Baglione (c.1566-1643). Giovanni Battista Caracciolo (1578-1635). Hendrick van Somer (1615-1684\/85). Jusepe di Ribera (1591-1652). Leonello Spada (1576-1622). Mattia Preti (1613-1699). Orazio Borgianni (1574-1616). Orazio Gentileschi (1563-1639). Orazio Riminaldi (1593-1630). Simon Vouet (1590-1649). Tommaso Salini (1575-1625) e Valentin de Boulogne (1591-1632). seguidores do mestre da segunda metade do séc. XVI e início do séc. XVII.